Essa canção foi composta entre a vigília e o sono do meu filho Othávio quando ele era recén nascido. Compus enquanto cantava e o embalava para que adormecesse. Em muitas culturas a canção de ninar nasce e se perpetua justamente assim: Movimento integrado, acolhimento, calor, colo, balanço.
CURIOSIDADE S MUSICAIS:
O baião é um gênero musical brasileiro caracterizado por uma marcação rítmica binária. O rítmo também recebe o mesmo nome. No baião tradicional, o intrumento que marca essa pulsação é a Zabumba. O ser humano também possui uma batida binária, e embora não sejamos um gênero musical, carregamos em nós, nossas pulsações. O coração é um dos primeiros sons que ouvimos, talvez o mais marcante nos primeiros momentos da nossa vida, ainda no ventre. É um som arquetípico, com duas batidas.
Célula rítmica do baião
Encontrei essa gravação referente à canção “Baião é de Ninar”, do compositor Edino Krieger, músico brasileiro. Não encontrei mais referências sobre o grupo que gravou, mas vale ouvir também. Partitura em: http://portal.brasilsonoro.com/baiao-de-ninar/